terça-feira, 31 de julho de 2012

O rascunho

A todos aqueles que ousaram 
não matar a criança interior 


Abri a porta do carro para ir embora, com a cabeça repleta de pensamentos não lineares, onde cada problema tomava voz em um cenário mental semelhante ao que se imagina da bolsa de valores.
Valores...

Ansiedade
Frustração
Depressão
Irritação
Raiva
Agressividade

Respiro fundo e meu coração me diz:

Tudo bem!
Tudo bem!
Tudo bem!
Tudo bem!

Olho para o lado e lá estava ela. Acho que tinha sete, no máximo oito anos de idade. Pegou um pedaço de bambu e ficou arrastando no espaço entre a calçada e o muro, onde a grama ainda não havia crescido, fazendo um rastro interminável na terra.
Criança na calçada.
Brincar com o que achava por aí.
Riscar o chão com pedaço de tijolo.
terra.

Sintonia
Paz
Nostalgia
Empolgação

Me vem à mente o poeminha de Casimiro de Abreu que todo mundo aprende no colégio e que agora me parece mais triste do que no início dos anos 90 quando o li pela primeira vez:

Oh! que saudades que tenho
Da aurora da minha vida,

 Da minha infância querida 

Que os anos não trazem mais



Nessa hora meu coração grita:
 
TUDO BEM! TUDO BEM! TUDO BEM! TUDO BEM!


A criança andava e olhava para trás admirando o que estava fazendo, e sorriu de satisfação. Que sorriso lindo. Jogou o bambu fora, olhou para frente e continuou seu caminho, andando e sorrindo.

Aquele sorriso foi regado pelas palavras de felicitações que recebi de uma sábia escritora:

"(...) que Deus o ajude a realizar os seus sonhos, aqueles que nunca envelhecem e que estão sempre cada vez mais vivos dentro de você".

Vivos dentro de mim
Quebra de ego
Adoro cultivar plantas no quintal como uma velhinha. É o que ficou de minha avó em mim

Pra longe de tudo
Aprendi a arte da humildade e o refinamento da simplicidade. É o que ficou de meu avô em mim

Sou uma das poucas pessoas que tem o privilégio de ter mantido, ainda aos 30 anos de idade, amigos de infância. Sou padrinho do filho de quem brincava comigo de estilingue, dentre outras situações agradáveis de se pensar. Ser adulto significa ter a responsabilidade na medida apropriada para fazer o bem a outras pessoas. A criança interior deve permancer viva, já que faz parte dessa pintura


Meus sonhos, que nunca envelhecem e que estão cada dia mais vivos dentro de mim são a essência do texto, tudo o que foge a isso é rascunho. Rascunho que talvez um dia eu passe a limpo e torne-se essência também. Eu ainda estou escrevendo a história da minha vida.

E assim, mais uma vez, Deus renovou o meu espírito

 

Meu coração começou a cantarolar baixinho para eu dormir tranquilo:

Tudo
Bem


Tudo


Bem



Tudo


Bruno César


9 comentários:

  1. Adorei o modo como mesclastes suas observações do mundo exterior, lembranças, escritos a sua meditação.
    Simplesmente lindo!

    ResponderExcluir
  2. O que posso dizer deste texto?Tem a minha cara, não só por causa da frase, mas porque busco preservar dentro de mim essa criança que você terá sempre dentro de você...E por isso preparei algo assim meio de criança também para esta data especial, pena que não ficou pronto a tempo..."Não paramos de nos divertir por envelhecermos, mas envelhecemos porque paramos de nos divertir!"E para ser feliz, não há idade...e o sorriso traz brilho ao rosto!Lindo texto!Que venham mais trinta anos de sorrisos...e mais, e mais, e mais...beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Preparou algo assim meio de criança? Fiquei curioso agora. Obrigado pela visita, pelo comentário e, principalmente, muito brigado pela inspiração.

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Oi Bruno
    Super atrasada, mas passei por aqui, muito lindo o texto. Adorei! É isso mesmo, é aproveitar o momento, sem ressentimentos das coisas que ficaram para trás, olhando para o futuro com grandes expectativas!
    Bjão. Fique com Deus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, Luciana Souza! Olhar para o futuro guardando as coisas boas do passado. Obrigado pela visita! Fique com Deus tb!
      bjo

      Excluir