sábado, 8 de maio de 2010

QUANDO UM CAPÍTULO SE ENCERRA


Somos nossas memórias e o que elas representam em nossas vidas. Quando essas lembranças, que há anos serviram como balança para separar o certo do errado, o que realmente importa do que é banal, o bem do mal, de repente, sem aviso, simplesmente perdem o significado, nos perguntamos: E então? O que acontece?

No ciclo normal de nossas vidas, quando um capítulo é encerrado, temos, por base na premissa deixada nas últimas páginas, uma expectativa do que virá a seguir. Mas, e se o capítulo se encerra por si mesmo? Não que não haja expectativas quanto ao conteúdo de capítulos vindouros, apenas não há mais a sensação de ter havido um “antes”. Tal capítulo é encerrado talvez sem um fim que amarrasse todas as pontas soltas, mas, ainda assim, com a sensação de uma obra completa. Um capítulo que se encerra, como se encerrado fosse todo o livro. Assim sendo, o próximo capítulo não tem o gosto de uma seqüência angustiante, intrigante ou emocionante. É meramente o início de um novo livro dentro da mesma capa.

Todos nos definimos em algo, como algo, para algo. Tendo como definição pessoal, um conflito entre a insatisfação com o presente, um passado agridoce já desaparecendo na memória e um sonho aparentemente inalcançável de futuro, estranhamente perdido toda a importância após uma noite de sono, o que lhe resta? Se o passado não importa, e o futuro não é mais um deslumbre infantil; estando a base que o tornava ciente de quem você é transformada em uma folha em branco, ouso lhe perguntar: Quem você é agora?

Bruno César

7 comentários:

  1. "início de um novo livro dentro da mesma capa."

    Às vezes o que você tá procurando nem é um novo capítulo, mas um novo volume, com capa igual, mas com um número diferente.

    P.S.: e pára de se fazer de velho.

    ResponderExcluir
  2. Mente insana? Não sei por quê. +P
    Atualiza isso aqui, BC.

    ResponderExcluir
  3. Sou uma folha em branco, uma pagina virada, cheia de rascunhos, rabiscos e alguns textos que deram certo um dia.

    Sou um livro em formatação, historia tragicomica, aventureira e romantica...

    Sou paginas que esperam que alguem as complete...

    Parabens pelo texto, vou posta-lo no meu blog se me permite
    www,aspalavrasque seduzem.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Caro Decifra-me ou Devoro-te,

    com a devida citação da autoria, será um prazer ter um texto meu reproduzido em vosso blog.
    Abraço,

    BC

    ResponderExcluir
  5. Somos uma caricatura de riscos nem sempre lineares, de uma mistura sentida pela alma, de traços feito em um papel que um dia foi branco e imagens de ideais ainda por vir. E por mais que o conteúdo seja renovado a essência é a "velha capa dura" que protege as folhas vindouras. Amplificação... eloquência... vida! Certeza e paradoxo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bem colocado: "velha capa dura que protege as folhas vindouras".
      Obrigado pela visita e pelo comentário.

      BC

      Excluir